Os Reservatórios para Bombas de Imersão foram desenvolvidos para complementar a instalação das Bombas produzidas pela Asten e são utilizados em máquinas onde não há depósito incorporado em sua estrutura, como tornos, fresas, furadeiras de bancada e máquinas operatrizes. Vêm munidos de decantadores e filtro, além de tampa especial para encaixe da bomba. (Na série RG a tampa é vendida separadamente, de acordo com a bomba a ser utilizada)
São de fácil instalação e manutenção e podem ser utilizados em outras aplicações.
Os Reservatórios ou tanques formam o conjunto para instalação das bombas de imersão, em máquinas que não contenham este depósito incorporado na sua própria estrutura. Suas dimensões e capacidades foram cuidadosamente estudadas, para instalação nos vários modelos de bombas Asten de imersão, com as quais formam conjuntos sólidos, eficientes e bem acabados. Os reservatórios são distribuídos em duas séries definidas: RE e RG.
Para a especificação do reservatório deve ser levado em conta a vazão requerida no sistema e a velocidade de retorno do líquido; dados imprescindíveis para a determinação do volume necessário a ser mantido no tanque. Nos processos onde há forte geração de calor, aconselha-se reservatórios de capacidade maior (no mínimo o dobro) do que a requerida, para que o líquido circulante seja resfriado satisfatoriamente.
O outro fator preponderante para a escolha do reservatório é a altura de imersão da bomba selecionada para o sistema. Obviamente, a altura do reservatório deverá ser compatível com a altura de imersão da bomba, ressalvadas ainda a determinação do nível máximo do líquido, do nível mínimo do líquido e da distância mínima recomendada para a altura da bomba em relação ao fundo do reservatório (vide figura abaixo).
O nível máximo deve ser observado rigorosamente, não como no limite de trasbordamento, mas sim até abaixo do anel centrifugador da bomba, para evitar a subida do líquido pelo eixo e a eventual penetração no motor. O nível mínimo também deve ser observado, pois é o limite da lâmina líquida que se pode recalcar. Muito abaixo deste limite a bomba trabalhará em vazio e não haverá recalque.
A distância mínima entre a flange de sucção da bomba e o fundo do reservatório deve ser observada para evitar que a bomba recalque cavacos e limalhas decantados, que poderão causar entupimentos e até o travamento do propulsor.
O volume para o equilíbrio no tanque deverá situar- se em qualquer altura entre o nível máximo e o nível mínimo, sendo ideal a meia distância entre os dois níveis, significando que o fluxo de recalque estará muito próximo do fluxo de retorno.
Ao acessar o website da ASTEN & CIA. LTDA., você automaticamente concorda com nossos Termos e Condições de Uso. A ASTEN & CIA. LTDA., é sensível quanto às questões de privacidade na Internet. Nossa Política de Privacidade esclarece a forma como tratamos as informações sobre os visitantes que recebemos na Internet.